CENTRO SOCIAL APSOV, LISBOA

A Assistência Paroquial de Santos-o-Velho (APSOV) é uma instituição privada de solidariedade social (IPSS), sedeada em Santos-o-Velho. Fundada em 1932, a Assistência tem vindo a dedicar-se, ao longo da sua existência, ao apoio social de idosos e crianças. Com o novo edifício, esta instituição octogenária pretender melhorar e amplificar a sua acção junto da comunidade. 
O edifício proposto contempla um equipamento social com as valências de Creche, Jardim de Infância, Escola Básica do 1º Ciclo e Centro de Dia.
A construção deste equipamento social será realizada no local onde atualmente se situa o lavadouro da Madragoa. O novo edifício caracteriza-se por uma composição de grande simplicidade, procurando a melhor integração no local.
O projeto procura uma imagem intemporal, conseguida nomeadamente pelo efeito ondulante dos azulejos que revestem a fachada. A fachada principal exprime-se com uma composição sinuosa, algo orgânica, que funciona como filtro ao impacte da exposição solar de poente. A fachada voltada a nascente, para o interior do quarteirão, é muito mais rasgada e aberta, caracterizando-se por extensos balcões, abrindo-se sobre a colina do chiado e para os enquadramentos visuais do rio Tejo.

 

Promotor  Assistência Paroquial de Santos-o-Velho
Arquitetura  Paulo Tormenta Pinto
Colaboração  Rosa Maria Bastos, Ivone Gonçalves, Pedro Baptista Coelho, Gonçalo Oom e Hugo Oliveira
Estrutura  Miguel Vilar / BETAR, Lda
Águas e Esgotos  Andreia Cardoso / BETAR, Lda
AVAC  Galvão Teles
Segurança e Eletricidade  Rúben Sobral
Arquitetura Paisagista  João Nunes / PROAP, Lda
Projeto/Construção  2011 / —-
Localização  Rua das Francesinhas, Lisboa
Fotografias  Domitianus, Lda