RENOVAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO DO BAIRRO DE LAGARTEIRO, PORTO

PRÉMIO IHRU 2012: RENOVAÇÃO E BENEFICIAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO

HABITAR PORTUGAL 2012-2014 – Espaço Púbico uma Casa para Todos

SELEÇÃO OPEN HOUSE 2016

HABITAR PORTUGAL 2012-2014 – Está a Arquitetura sob Resgate?

A reabilitação do bairro do Lagarteiro integra-se no Iniciativa Bairros Críticos (IBC), um programa experimental lançado pelo governo com vista à requalificação de áreas urbanas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
A reabilitação do espaço público foi planeada para toda a área do bairro, que é de cerca de 7,4 ha. Tratou-se de uma operação participativa, coordenada por um gabinete especializado do Instituto Nacional de Habitação (IHRU) que se implantou no local, trabalhando com a comunidade local, que foi envolvida e empoderada no processo de mudança.
O conceito principal do projeto corresponde à introdução de uma ligação entre os dois níveis topográficos que caracterizam o bairro. Uma rua serpenteante foi projetada no centro da área, estruturando o novo complexo desportivo, também previsto para o local. A nova artéria implicou um trabalho rigoroso de controlo do impacto dos diferentes níveis que resultaram no limite da intervenção. Foi previsto um conjunto de muros, escadas e rampas de suporte em betão aparente, visando estabilizar as plataformas na envolvente. A superfície dos muros de betão foi projetada com uma cofragem especial. O resultado foi um efeito cinético de vibração, que permite a fusão dessas novas estruturas no ambiente envolvente do bairro.
Todos os pavimentos foram concebidos considerando a técnica tradicional de calçada, neste caso utilizando cubos graníticos em duas cores naturais diferentes – amarelo nos percursos pedonais e cinza nas vias. Foi utilizada uma matriz de 2,5m disciplinando a intervenção, definindo áreas para estacionamento e para vegetação.
A nova circulação no interior do bairro, associada à melhoria da ligação das zonas envolventes, contribuiu para ultrapassar a segregação urbana, gerando continuidades e fluidez entre o Lagarteiro e a própria cidade

Promotor GOP (Go-Porto), EM
Arquitetura Paulo Tormenta Pinto
Colaboração Rosa Maria Bastos
Estruturas Miguel Villar/ BETAR, Lda
Hidráulica Andreia Cardoso / BETAR, Lda
Eletricidade e Comunicações Luís Gonçalves / JOULE
Arruamentos Pedro Reis / ENGIMIND
Arquitetura Paisagista João Nunes / PROAP
Empresa Construtora Construtora da Huíla – Irmãos Neves, Lda
Projeto/ Construção 2008/ 2011
Localização Porto
Fotografias Inês d’Orey