EXPOSITION ‘AFRICA’, LISBON

O projeto expositivo ‘África – Visões do Gabinete de Urbanização Colonial 1944-1974’ interage com o amplo espaço sem barreiras que caracteriza a antiga Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB), recentemente transformada em espaço de exposições de arquitetura.
Maquetas, desenhos e fotografias, produzidos por arquitetos e engenheiros, sugerem um imaginário crítico sobre a antiga África portuguesa no período final colonial (1944-1974). Todos os elementos foram suspensos ao teto, flutuando sobre a área de exposição. O pavimento também foi utilizado como suporte para a exposição, integrando informações e desenhos dos edifícios expostos.
A cadência dos projectos não seguiu as fronteiras dos actuais cinco países africanos que partilham o mesmo passado colonial português (Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique), pelo contrário explorou a ideia de uma estratégia totalizante, pensada a partir de Lisboa para todos os territórios coloniais no período da ditadura. No final do sala, uma mesa expositiva revela documentação qualificada, como relicário da antiga Oficina de Urbanização Colonial

 

 

Promotor Centro Cultural, de Belém
Curador Ana Vaz Milheiro
Arquitetura Paulo Tormenta Pinto
Colaboração Rosa Maria Bastos, Joana Moreira
Design Vivóeusébio
Simulações 3D David Martins, Inês Amaro, Jorge Silva, Márcio Bonifácio, Mariana Brandão, Nuno Roque
Consultoria Miguel Villar / BETAR
Projeto 2013
Localização Lisboa
Fotografias FG+SG